Enzo Gabriel, de 1 ano e 9 meses, está em tratamento há cerca de três meses. Iniciativa faz parte da humanização da assistência hospitalar

Para quem está em tratamento dentro de um hospital, os momentos ao ar livre costumam ficar suspensos durante o período de internação. Mas para o pequeno Enzo Gabriel, de 1 ano e 9 meses, isso mudou. Em tratamento há cerca de três meses, o bebê, que está internado na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica do Hospital Estadual de Santa Helena Dr. Albanir Faleiros Machado (Herso), tomou banho de sol em frente à recepção da ala administrativa da unidade e ficou visivelmente animado com o passeio.

Acompanhado de uma enfermeira, de uma fisioterapeuta e da mãe Wenia Reis, Enzo Gabriel pôde desfrutar de um momento diferente. Mesmo para as crianças, ações como esta, que proporcionam contato com os raios solares, o céu e o barulho dos pássaros, fazem a diferença e proporcionam bem-estar, conforme explica a coordenadora da Comissão de Humanização da unidade, Rosiani Rodrigues.

“Essas práticas são realizadas com todas as crianças da UTI em longo período de internação. É uma ação que tem o trabalho de várias especialidades como fisioterapia, enfermagem e psicologia. O contato da criança com o ambiente externo pode proporcionar melhora significativa no quadro clínico, inclusive pela fonte de vitamina D, o que fortalece o desenvolvimento imunológico e psicológico”, explicou.

A mãe de Enzo elogiou a conduta do hospital ao proporcionar essa oportunidade ao filho. Ela conta ainda que ela e o bebê foram acolhidos pela unidade de saúde em um momento difícil. A família mora em Rio Verde e, depois de receberem atendimento médico no município, foram encaminhados para o Herso. “Todos aqui nos trataram muito bem. Agradeço primeiramente a Deus por nunca ter nos abandonado, mas também à equipe por todo o cuidado. Enfrentamos uma grande batalha, mas a minha fé nunca acabou. Agradeço a equipe também por todo o cuidado. Todos estão sempre me ajudando, o tratamento aqui é ótimo, não tenho do que reclamar”, destacou.

A médica Karyne Rezende é uma das profissionais que acompanha Enzo na UTI. De acordo com ela, o paciente sofre de uma doença neuromuscular, ainda sob investigação, e que toda a terapia de suporte necessária está sendo feita. Após dois meses internado no Herso, o bebê foi encaminhado para Goiânia para realização de um procedimento e, depois, retornou para a unidade de saúde no Sudoeste do Estado, onde segue internado.

Volta para casa

Em poucos dias, Enzo deve receber alta hospitalar e continuar os cuidados em casa, o que Wenia define como um alívio. “Tenho muito orgulho desse guerreiro, por tudo que ele enfrentou. Tudo isso parecia não ter fim. Eu espero que ele melhore cada vez mais e minha família possa ficar mais feliz com ele em casa”, comemorou.

Para os profissionais de saúde, Wenia também tem um desejo. “Que continuem assim, dando apoio e sendo o ombro amigo para aqueles que precisarem e que o serviço deles seja sempre muito respeitado. Sem eles e Deus eu não teria conseguido passar por tudo isso”, concluiu.

Compartilhe esta notícia, escolha sua plataforma!

Outras notícias