A simulação realizada na instituição envolveu integração com o SAMU e o Corpo de Bombeiros Militar, contando, ao todo, com nove vítimas participando da ação

 
 
No Hospital Estadual de Santa Helena de Goiás Dr. Albanir Faleiros Machado (HERSO), uma simulação de catástrofe foi realizada com o objetivo de aprimorar os protocolos de atendimento em situações críticas, especialmente em acidentes graves com múltiplas vítimas. Coordenada pela equipe do Núcleo de Educação Permanente (NEP) e o Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), a ação contou com a integração do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), do Corpo de Bombeiros Militar e de outros órgãos locais, totalizando nove vítimas participantes. A simulação representou uma colisão frontal entre uma caminhonete e um poste, resultando em uma catástrofe de nível um, com nove vítimas envolvidas.
 
Durante o exercício, foram testados os procedimentos existentes, identificando-se áreas de melhoria e oportunidades de treinamento adicional. Todos os profissionais do Pronto-Socorro, BOX, Centro Cirúrgico e SADT foram partes integrantes da simulação, visto que casos de fratura exposta, vísceras para fora da cavidade abdominal e traumas cranianos foram avaliados e iniciadas as condutas imediatas de acordo com os protocolos institucionais de segurança do paciente já implantados na instituição, identificando o tempo de atendimento dos médicos especialistas e a transição entre a admissão, estabilização e a continuidade do tratamento a ser executado.
 
A realização de simulações como essa desempenha um papel crucial na promoção da segurança do paciente, alinhada aos padrões internacionais de certificação, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA). Ao praticar e aprimorar os protocolos de atendimento em situações críticas, as equipes médicas e de emergência estão capacitadas para oferecerem uma resposta eficaz em emergências reais. A Superintendente Técnica do IPGSE, Etiene Carla Miranda, participou da ação, acompanhando os desdobramentos e a implementação dos protocolos, descreveu que “A simulação de catástrofe é um importante treinamento para a equipe, tanto do pré-hospitalar quanto do intra-hospitalar. Saber atuar nessas situações com múltiplas vítimas é crucial para o prognóstico dos pacientes. Além disso, prepara a equipe para situações que não são rotinas, mas que podem acontecer a qualquer momento.”
 
A Gestora de Enfermagem do HERSO, Lidiane Vieira Mota, enfatizou a importância do treinamento da equipe multiprofissional para a identificação de pontos críticos e a implementação de ações de melhoria contínua. Dessa forma, o Hospital Estadual de Santa Helena de Goiás reafirma seu compromisso com a excelência no atendimento de emergência e a constante evolução dos protocolos. A realização dessas simulações é essencial para garantir uma assistência eficaz às vítimas de acidentes, consolidando sua posição como um hospital de referência na rede de urgência e emergência no Sudoeste Goiano.
 
 

Nathan Gabriel Cruz (texto e foto)/IPGSE

Foto do momento da Simulação de Catástrofe.

Compartilhe esta notícia, escolha sua plataforma!

Outras notícias