Depoimentos destacam atenção e carinho dos profissionais da unidade estadual de saúde

O Hospital Estadual de Santa Helena de Goiás Dr. Albanir Faleiros Machado (Herso) tem como missão oferecer atendimento humanizado a pacientes e acompanhantes que passam pela unidade de saúde, a fim de tornar menos doloroso o período de tratamento de saúde. Lucélia Rocha conta que foi isso que viveu ao acompanhar o esposo Otacílio Rocha, de 61 anos, que foi transferido para o hospital após sofrer uma queda em Inaciolândia, município onde vivem, e fraturar o braço.

“Ele foi atendido com muito carinho, dedicação e amor. Quando íamos ser transferidos, vários amigos estavam torcendo para que fôssemos transferidos para o Herso e, quando cheguei aqui, entendi o motivo. Todos tiravam nossas dúvidas com muito prazer, sempre com um sorriso no rosto. Ele foi cuidado como se estivéssemos em casa, com a nossa família, todos zelando de forma muito humana. Faltam palavras para dizer o que essas pessoas fazem pela gente”, comentou Lucélia.

Segundo Gabriela Araújo, filha de João Rosa de Araújo, de 66 anos, essa também foi a experiência vivenciada na instituição. Ela acompanhou o pai, que foi diagnosticado com pancreatite crônica, durante os sete dias de internação. “Ele já havia sido atendido em outros locais, mas ali ele se deparou com a diferença. Antes, em muitos lugares, as enfermeiras brigavam quando ele ‘perdia’ a veia, mas no Herso elas sempre falavam ‘vou brigar com o senhor por quê? É normal isso acontecer’. Ali ele foi tratado com humanidade e empatia”, elogiou.

Outro ponto que chamou atenção de Gabriela é que o pai estava com dificuldades de se alimentar. No entanto, médicos e nutricionistas se reuniram para discutir a viabilidade de oferecer alimentos que, ao mesmo tempo, pudessem ser consumidos pelo paciente e estimular o apetite. “Perguntaram o que ele tinha vontade de comer, para ver se agregava a vontade dele com aquilo que o hospital podia fornecer. Meu pai ficou tão satisfeito com a forma que foi tratado, que ficou triste por ir embora”, contou, ao mencionar ainda que não esperava esse tipo de assistência na rede pública de saúde. “Ele falou que parecia que estava em um hospital de outro país, como vê nos filmes. O Herso tem profissionais que gostam de fazer o que estão fazendo”, afirmou.

Fonte: Myla Alves

Compartilhe esta notícia, escolha sua plataforma!

Outras notícias