O Hospital Estadual de Urgências da Região Sudoeste Dr. Albanir Faleiros Machado (HURSO) realizou na noite desta quarta-feira (07/04) a primeira captação múltipla de órgãos do ano. Dois doadores possibilitaram a doação de fígados, córneas e rins. Os dois fígados foram levados para receptores do Distrito Federal e os quatro rins e quatro córneas para Goiânia. Com o apoio da Força Aérea Brasileira, um voo foi realizado no aeródromo de Santa Helena durante a noite para transportar os fígados captados. Os demais órgãos – rins e córneas – foram transportados no carro da Secretaria Estadual de Saúde para Goiânia.

Graças à agilidade das equipes envolvidas na logística de transporte e na captação, além da Comissão Intra-Hospitalar de Doações de Órgãos e Tecidos (CIHDOTT) do hospital, a operação foi bem sucedida. “Precisamos agir em sintonia e de forma ágil, pois além do processo cirúrgico para a retirada dos órgãos, é preciso fazer com que eles cheguem aos receptores em tempo hábil. É um trabalho intenso e que graças ao envolvimento e comprometimento de todas equipes, deu certo. Parabéns a todos os membros das equipes! Estamos orgulhosos em ajudar a salvar vidas”, destacou o Diretor Técnico do HURSO, Dr. Ubyratan Gonzaga.

 

 

Gestão

O Hospital Estadual de Urgências da Região Sudoeste Dr. Albanir Faleiros Machado (HURSO), em Santa Helena de Goiás, está sob gestão, em caráter emergencial, do Instituto de Planejamento e Gestão de Serviços Especializados (IPGSE) desde o final de janeiro de 2021.

 

 

Compartilhe esta notícia, escolha sua plataforma!

Outras notícias