A carta faz parte do projeto Mensagem Amiga, que leva a gratidão de pacientes e familiares para as equipes de assistência do Hurso

 

O caminhoneiro Pedro Henrique Correa ficou internado no Hospital Estadual de Urgências da Região Sudoeste Dr. Albanir Faleiros Machado (Hurso), em Santa Helena de Goiás, por 84 dias após sofrer um grave acidente enquanto dirigia seu caminhão, próximo ao município de Caçu. Pedro fraturou o pulso e o quadril e passou por várias cirurgias. A mãe, Rosane Corrêa, veio do Rio Grande do Sul, onde a família mora, para acompanhar o filho no hospital. Foram 84 dias em que a mãe e o filho tiveram contato com todas as equipes do hospital até que Pedro recebeu alta, no final do mês de maio.

Tanto tempo em um ambiente que, à primeira vista pode parecer frio, revelou para Rosane profissionais comprometidos com a assistência, além de preocupados com o acolhimento e o bem estar emocional de pacientes e seus familiares. “Claro que é um pouco difícil ficar esse tempo todo, cansativo, mas a prioridade era a saúde dele. Como a gente ficou muito tempo, acabou passando por vários setores do hospital e esse agradecimento que escrevi foi para eles! A gente foi muito bem tratado e só temos a agradecer! Em primeiro lugar a Deus e depois a todos os funcionários do Hurso”, destaca Rosane. A carta destaca a importância que temos que dar às pessoas que amamos e como devemos aproveitar o tempo que nos resta nesta existência.

“Não damos o abraço que tanto pede nossa alma porque algo em nós impede essa aproximação. Não damos um beijo carinhoso porque não estamos acostumados com isso e não falamos que gostamos porque achamos que o outro sabe automaticamente o que sentimos. Agora e hoje ainda é tempo de reconstruir alguma coisa, de agradecer pelo que temos. Nunca se é velho demais para amar, dizer uma palavra gentil ou fazer um gesto carinhoso. É com essa mensagem que queremos agradecer a todos que fazem parte da família Urso.” A carta, que possui 4 páginas, é uma das maiores já escritas no projeto.

Segundo o diretor técnico do Hurso, Dr. Ubyratan Gonzaga, receber o agradecimento de pacientes e familiares é muito importante, pois motiva a equipe e reforça a importância da missão do hospital, que é prestar o melhor atendimento à população. “O projeto Mensagem Amiga materializa a gratidão das pessoas. Conseguimos ter uma dimensão de como é importante ter sensibilidade e profissionalismo com as pessoas no momento em que elas mais precisam”, avalia Ubyratan.

 

Projeto Mensagem Amiga: palavras de agradecimento a quem escolheu cuidar do outro como profissão

A carta escrita por Rosane faz parte do projeto “Mensagem Amiga”, que nasceu com a unidade hospitalar, em 2011, junto com o Serviço de Atenção ao Usuário. Os formulários de mensagem amiga são oferecidos quando a equipe da ouvidoria visita os leitos para verificar críticas, sugestões e elogios dos pacientes. As mensagens também podem ser deixadas nas caixinhas de sugestões distribuídas pelo hospital. O objetivo é ouvir o que os pacientes têm a dizer sobre o atendimento que receberam e assim, construir estratégias de melhoria e humanização do atendimento.
Ao receber as mensagens amigas, a equipe da ouvidoria faz uma cópia e disponibiliza nos quatro murais da unidade para que as equipes médica, de enfermagem e multiprofissional possam ter acesso aos elogios e às palavras de carinho de quem se sentiu acolhido em um momento de fragilidade da saúde. Se o elogio for nominal a um determinado profissional, ele recebe em mãos uma cópia da mensagem e um bombom. O gesto é simples, mas mostra o reconhecimento pelo profissionalismo e dedicação dos colaboradores.
Satisfação
Em maio, o índice geral de satisfação dos pacientes do Hurso foi de 99%, sendo 98% satisfação de pacientes de alta, 99% satisfação dos pacientes de retorno, 98% satisfação dos pacientes do pronto socorro. Os números refletem o esforço da unidade em ouvir o público atendido e construir estratégias de humanização do atendimento. O Hospital Estadual de Urgências da Região Sudoeste Dr. Albanir Faleiros Machado (HURSO), em Santa Helena de Goiás, está sob gestão, em caráter emergencial, do Instituto de Planejamento e Gestão de Serviços Especializados (IPGSE) desde o final de janeiro de 2021.

 

Compartilhe esta notícia, escolha sua plataforma!

Outras notícias