Os pacientes e profissionais do Hospital Estadual de Urgências da Região Sudoeste Dr. Albanir Faleiros Machado (HURSO), em Santa Helena de Goiás, receberam uma visita muito especial neste final de semana. O coral cristão ZOE, que em grego significa “vida”, cantou para todos que estavam nas enfermarias e também na entrada da UTI adulto da unidade. O grupo, composto por jovens, tem o hábito de se apresentar para pessoas internadas em asilos e unidades de saúde, mas foi a primeira vez que cantaram fora de Rio Verde, cidade de origem do coral.

Osvaldo Santos, líder do grupo, ressalta que o objetivo é levar Deus, por meio da música, para quem precisa de cuidados e para quem cuida. “A nossa maior motivação vem de Cristo, que se doou em tudo que fez. A gente tenta encorajar quem está na linha de frente e também os próprios pacientes. Sentimos cansaço, misturado com muita gratidão”, reforça Osvaldo.

Uma das pacientes que se sentiu tocada pelas músicas foi a Anna Kelly Pereira de Souza, de 30 anos, que está internada há 2 semanas, após ser vítima de um atropelamento. Para ela, o momento trouxe a lembrança de ter sobrevivido ao acidente. “Achei muito bom, me emocionei muito. Lembrei do livramento que Deus me deu nesse acidente, quero voltar pra minha filha”, se emocionou Anna.

O diretor assistencial e multiprofissional do Hurso, Fabierry Camargos Junqueira, destaca que a ação é fundamental para o momento que os pacientes passam. “A Covid-19 afasta muito a questão dos acompanhantes e das visitas no hospital, e o coral muda um pouco o clima da unidade, traz alegria, espiritualidade, Deus e permite que eles vivam um momento diferente”, afirma o diretor. O coral se apresentou observando as medidas de segurança contra o coronavírus. Todos os membros foram equipados com itens de segurança e higienizaram as mãos.

Gestão

O Instituto de Planejamento e Gestão de Serviços Especializados (IPGSE) é a organização social que assumiu em caráter emergencial a gestão do Hurso no final de janeiro deste ano. O Hospital Estadual de Urgências da Região Sudoeste Dr. Albanir Faleiros Machado (Hurso) é referência na região para atendimentos de ortopedia, cirurgia geral, vascular, torácica, neurocirurgia, bucomaxilofacial e neurocirurgia e  atende 27 municípios da região Sudoeste de Goiás, com seus 104 leitos que incluem leitos de UTI adulto, pediátricos e 10 de Covid-19.

Compartilhe esta notícia, escolha sua plataforma!

Outras notícias