Unidade de saúde realiza programação especial para celebrar a data junto a colaboradores e pacientes, seguindo protocolos de segurança contra a Covid-19

Texto e fotos: Myla Alves

O Hospital de Urgências da Região Sudoeste Dr. Albanir Faleiros Machado (Hurso), gerido pelo Instituto de Planejamento e Gestão de Serviços Especializados (IPGSE), comemorou 10 anos de funcionamento nesta sexta-feira (2). Para celebrar a data, a direção preparou uma programação especial para colaboradores e pacientes, na sexta-feira e no sábado, a fim de contemplar todas as equipes plantonistas. Todas as ações obedeceram às medidas de segurança contra a Covid-19.

Os profissionais foram recepcionados no início dos plantões pelos coordenadores e gestores do hospital. Eles foram agraciados com uma apresentação especial do coral Zoe, de Rio Verde, que cantou pelos corredores. Essa é a segunda vez que o grupo se apresenta na unidade de saúde, emocionando pacientes, acompanhantes e colaboradores.

Raimundo Rodrigues, de 64 anos, mora em Rio Verde e está internado desde o dia 30 de junho na unidade, para tratar de um ferimento na mão depois de se acidentar com uma ferramenta. Ele aprovou a apresentação. “Foi muito bom. Muda o ambiente e deixa mais alegre, foi uma experiência ótima”, afirmou.

A filha do idoso, Rosaria Rodrigues, o acompanha na internação e elogiou a iniciativa. “É de muita sensibilidade o hospital pensar nisso. Acordamos já com muita alegria ao ouvir as músicas, torna o ambiente bem melhor”, opinou.

Valorização profissional

Um mural de fotos dos colaboradores foi instalado no corredor, a fim de prestigiar aqueles que fazem a assistência acontecer. Eles ainda receberam frases de apoio, acolhimento e motivação. Para o diretor-geral e técnico, Ubyratan Coelho, o reconhecimento contribui para a motivação no trabalho. Segundo ele, o clima organizacional é muito diferente daquele encontrado no início da gestão. “A gente percebe a satisfação do colaborador. Nosso maior interesse é resgatar esse orgulho de ser parte da equipe, pois isso reflete no atendimento prestado ao paciente”, destacou.

O superintendente Operacional e Administrativo, Murilo Almeida, concorda. “Comemorar os 10 anos do Hurso é um momento muito especial e os profissionais fazem parte disso. É nítida a motivação nas pessoas ao serem lembradas por estarem fazendo o seu melhor. Isso traz um resultado muito positivo na assistência e no cuidado com o paciente”, opinou.

Cardápio especial

As refeições servidas também foram pensadas especialmente para a data e bombons foram entregues para adoçar o dia. O refeitório foi todo decorado para a celebração do aniversário. Pacientes e acompanhantes puderam escolher, entre as opções disponíveis, os pratos do almoço e do jantar. De sobremesa, sorvete. Uma mesa decorada, com um bolo decorativo, foi instalada na recepção, o que atraiu os funcionários para o registro da comemoração em fotos e vídeos.

A técnica de enfermagem Zaida Oliveira trabalha no Hurso desde a fundação, há 10 anos. Hoje, destaca a experiência vivida ao longo desse período. “É muito bom poder ajudar um paciente, vê-lo saindo daqui andando, conversando e que a família sai feliz e agradecida. O melhor aprendizado é fazer o nosso trabalho e ver os bons resultados”, declarou.

Ela ainda elogiou a comemoração. “Ações como essa são muito importantes. Passamos por mais um ano trabalhando e colaborando para que a unidade continue cada vez melhor. Esse é o melhor hospital da região e a assistência aqui é muito boa”, ressaltou. “A equipe se sente mais acolhida com momentos como esse e os pacientes também. É um carinho, um momento especial”, completou o diretor Assistencial e Multiprofissional, Fabierry Junqueira.

Gestão

O Hurso está sob a gestão do IPGSE, em caráter emergencial, desde o fim de janeiro de 2021. Desde então, foram realizados mais de cinco mil atendimentos. O Hurso tem 104 leitos, que incluem leitos de UTI adulto, pediátricos e 10 de Covid-19. A unidade presta assistência a 28 municípios da região Sudoeste.

“Somos referência para região e vislumbramos dar continuidade a isso. Assumimos o hospital numa condição muito diferente e agora estamos em uma crescente de produtividade, saímos de 190 cirurgias em fevereiro para 300 em junho. O sentimento é de que estamos prestando um trabalho positivo voltado para a sociedade, com estabilidade. Estamos em um cenário bom para trabalhar”, concluiu Ubyratan.

Compartilhe esta notícia, escolha sua plataforma!

Outras notícias