Exercícios promovem o bem-estar de funcionários, o que também impacta positivamente a assistência aos pacientes

Colaboradores do Hospital Estadual de Santa Helena de Goiás Dr. Albanir Faleiros Machado (Herso) podem, três vezes na semana, participar de sessões de ginástica laboral. O número de sessões poderá ser expandido de acordo com a quantidade de participantes. A iniciativa é do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), em parceria com a equipe de fisioterapia da unidade.

As sessões acontecem em local aberto, obedecendo às medidas de segurança contra a Covid-19 e têm duração de 15 minutos, de modo que não prejudiquem o trabalho dos participantes. O objetivo da oferta dos exercícios é reduzir os índices de dor articular, cuidando do bem-estar daqueles que cuidam dos pacientes.

O coordenador do serviço de fisioterapia do Herso, Fernando Cabral, é quem ministra os exercícios e destaca que a aceitação tem sido boa. “Além das expressões corporais, os colaboradores também têm se divertido com as sessões e relatado melhora de dores. Como fisioterapeuta, vejo que as pausas e os alongamentos durante o expediente previnem quedas e a ocorrência de inflamações e tendinites, por exemplo, além de criar uma memória corporal e ajudar na manutenção do equilíbrio”, ressaltou.

Fernando acredita que o cuidado com os colaboradores impacta diretamente no atendimento aos pacientes. “Beneficiar o usuário é nosso principal intuito. Se o trabalhador está sendo cuidado, ele transmite satisfação e prazer aos usuários”, opinou o fisioterapeuta.

A auxiliar de coleta Ana Maria Vieira tem participado das sessões com frequência e aprovou a iniciativa. “Venho toda feliz quando avisam que vai começar, estou achando ótimo. O nosso dia a dia é muito corrido e, muitas vezes, a gente não tira um tempo para cuidar da gente. Estou me sentindo melhor, com menos dores e trabalhando com mais disposição”, concluiu.

Fonte: Myla Alves

Compartilhe esta notícia, escolha sua plataforma!

Outras notícias