Palestra faz parte da campanha Novembro Azul, que busca conscientizar sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce da doença

Quem aguardava atendimento na recepção do Hospital Estadual de Santa Helena Dr. Albanir Faleiros Machado (Herso) nesta quarta-feira (24) foi surpreendido com uma palestra sobre a prevenção ao câncer de próstata. A ação faz parte da campanha Novembro Azul, mês mundial de combate à doença.

Entre as orientações ministradas pela coordenadora da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde de Santa Helena de Goiás, Thaís Macron, está a importância do diagnóstico precoce da doença, o que é possível por meio das consultas médicas regulares e da realização periódica de exames.

“Os homens, em geral, têm muita resistência em procurar o serviço de saúde para todo o tipo de acompanhamento, não só relacionado à próstata e isso causa muito problema. A maioria dos agravamentos de saúde do homem são em decorrência dessa não procura por atendimento médico. Mas, o câncer de próstata costuma ser uma doença silenciosa por muito tempo, por isso é importante realizar o acompanhamento anual. Quando descoberto no início, as chances de cura chegam a 90%”, explica Thaís.

Segundo a coordenadora, o ideal é que, a partir dos 40 anos, os homens já comecem a realizar anualmente o exame de sangue para detecção do PSA (antígeno prostático específico). A partir desses dados, o médico analisa se as taxas estão dentro do esperado. Já a partir dos 50 anos, o exame de toque retal deve ser realizado anualmente. Para homens negros, obesos ou com algum caso de câncer de próstata na família, o que aumenta a propensão de desenvolvimento da doença, o exame deve ser feito a partir dos 45 anos.

O paciente Elisvan Sales, de 27 anos, sofreu uma fratura na perna e acompanhou a palestra enquanto aguardava uma consulta de retorno na unidade. “Foi muito interessante. É importante ter mais informação sobre o tema. Meu pai mesmo passou por uma cirurgia na próstata e, graças a Deus, hoje está bem. E como a palestrante falou, eu preciso começar a acompanhar mais cedo. Com 40 anos já vou começar a fazer os exames”, contou.

Novembro Azul

O câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens. Na fase sintomática, a presença de sangue na urina ou no sêmen, dor óssea, dor ao urinar e vontade de urinar com frequência são comuns. Mas, quando apresentam sintomas, 95% dos casos já estão em estágio avançado.

A pandemia de Covid-19 impactou diretamente o número de diagnósticos da doença. De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, houve redução de 21,5% das cirurgias para retirada da próstata por câncer na comparação entre 2019 e 2020 no Sistema Único de Saúde (SUS). Já os exames de PSA e biópsia da próstata tiveram redução de 27% e 21%, respectivamente. O número de consultas urológicas no SUS também caiu 33,5%.

Fonte: Myla Alves

Compartilhe esta notícia, escolha sua plataforma!

Outras notícias