Procedimentos vão beneficiar pessoas em Goiás, que receberão rins doados por pacientes do sexo masculino

O Hospital Estadual de Santa Helena de Goiás Dr. Albanir Faleiros Machado (Herso) realizou duas captações de órgãos em menos de 24 horas. Foram doados os rins de dois pacientes do sexo masculino, de 35 e 40 anos, que estavam internados na unidade e darão nova vida a pessoas que aguardam na fila de espera de transplante em Goiás.

Ao todo, 24 profissionais participaram dos procedimentos, que foram realizados com o apoio da Organização de Procura de Órgãos do Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (OPO Hugol).

Essas foram a sétima e oitava captações do ano realizadas no Herso. Os procedimentos, juntamente com uma captação feita no Hugol nesta quinta-feira (16), contribuíram para superar o número registrado em Goiás em 2020, quando foram registradas 80 cirurgias para doação de órgãos. Em 2021, já foram 83.

Os procedimentos ocorreram após a realização de exames que constataram a morte encefálica dos pacientes e atuação da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos (CIHDOTT), que conversou com os familiares, que autorizaram a captação.

Atuação no Herso

A gerente da Central de Transplantes da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Katiúscia Freitas, elogiou o trabalho que a equipe do Herso vem desenvolvendo para a promoção da doação de órgãos no Estado.

“A equipe do Herso é muito engajada. Fizemos um trabalho recente com a OPO para treinamento da equipe e a CIHDOTT hoje caminha sozinha, que é algo que temos dificuldade em outros hospitais. Os profissionais da unidade de Santa Helena de Goiás acompanham todo o protocolo, realizam entrevista familiar e só passam para a gente o resultado final, o que é um ponto muito positivo. O Herso tem potencial e pode melhorar cada vez mais”, destacou a gerente.

O presidente da CIHDOTT do Herso, Rafael Pereira, salientou que coordenar esse trabalho é recompensador. “É muito gratificante estar à frente da comissão, mesmo que tenhamos que lidar com dois extremos, a dor da perda de um ente querido de um lado, e a emoção de quem aguarda por um órgão do outro lado”, explicou.

Fotos: IPGSE

Compartilhe esta notícia, escolha sua plataforma!

Outras notícias