Além de colaboradores da unidade de saúde, equipes de resgate também participaram da ação, que busca verificar os protocolos de atendimento em acidentes com múltiplas vítimas

O Hospital Estadual de Santa Helena de Goiás Dr. Albanir Faleiros Machado (Herso) realizou nesta terça-feira (22) uma simulação de catástrofe, a fim de verificar os protocolos de atendimento em graves acidentes, com múltiplas vítimas. Foi representada uma colisão frontal entre duas caminhonetes de pequeno porte, sendo que os dois veículos levavam dois passageiros na carroceria, o que ocasionaria o arremesso dessas pessoas. É importante destacar que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) proíbe o transporte de passageiros dessa maneira.

A catástrofe simulada tem nível um de gravidade, com 10 vítimas. Colaboradores, familiares de colaboradores e equipes do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Santa Helena de Goiás e de Rio Verde e da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) participaram da ação. As vítimas foram resgatadas e levadas para a unidade de saúde.

A diretora Assistencial e Multiprofissional, Tuany Terra, explica que a simulação realística tem como finalidade treinar as equipes médica e multidisciplinar, além de todos os setores do hospital para recebimento de vítimas de acidentes de grande proporção, com múltiplos feridos.

“A simulação realística busca analisar as condições de assistência, além de apontar possíveis pontos de aprimoramento para que, caso haja ocorrências de grandes proporções, as equipes estejam preparadas para atender as vítimas com rapidez e qualidade, o que é fundamental para salvar vidas”, destacou.

Os auditores internos do hospital acompanharam todo o processo, a fim de avaliar os protocolos adotados e identificar as estratégias de assistência. Os resultados serão analisados pela direção da unidade.

Fotos: Nathan Cruz

Fonte: Myla Alves

Compartilhe esta notícia, escolha sua plataforma!

Outras notícias