Evento busca promover conscientização sobre a importância de um ambiente de trabalho seguro e saudável

O Hospital Estadual de Santa Helena de Goiás Dr. Albanir Faleiros Machado (Herso) realiza de 26 a 28 de julho a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), organizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). O evento busca discutir a importância da promoção de um ambiente seguro e saudável, construído em conjunto por colaboradores e direção.

Entre os temas debatidos estão as consequências dos acidentes de trabalho, como aqueles que ocorrem com materiais perfurocortantes ou que atingem as mucosas. Na palestra, foram reforçadas as medidas de prevenção, como o uso adequado de equipamentos de proteção individual e o descarte correto de materiais, além do protocolo que deve ser adotado após uma ocorrência, com notificação imediata ao Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) da unidade.

A gestão de conflitos por meio da comunicação assertiva entre os colaboradores e departamentos também foi debatida, a fim de evitar que esses entraves impactem negativamente a prestação do serviço ao paciente.

O evento ainda aborda a odontologia hospitalar, fundamental para reduzir o número de infecções e assegurar maior bem-estar aos pacientes. Outro ponto discutido são as infecções por Covid-19 e os impactos durante e após a doença, como sintomas persistentes, como tosse, fadiga e perda do olfato e paladar por um período longo de tempo, além da importância de manutenção do esquema vacinal completo.

Ao longo da programação, também serão ministradas palestras sobre alimentação saudável, acidentes com perfurocortantes, saúde mental, dengue, saúde psíquica no ambiente de trabalho e a Norma Regulamentadora 32, que estabelece as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e a saúde dos trabalhadores em serviços de saúde.

Compartilhe esta notícia, escolha sua plataforma!

Outras notícias