Rins e fígado foram doados para pacientes em São Paulo

O Hospital Estadual de Santa Helena de Goiás Dr. Albanir Faleiros Machado (Herso) realizou captação de órgãos neste sábado (30), após constatação de morte encefálica e autorização dos familiares de um jovem de 17 anos.

Com apoio do Corpo de Bombeiros de Goiás, rins e fígado foram transportados em aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) para São Paulo, onde atenderão pacientes que aguardam na fila de transplantes e que possuem compatibilidade para o recebimento da doação.

Ao todo, cerca de 15 profissionais, entre colaboradores do Herso e da Organização de Procura de Órgãos do Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) estiveram envolvidos no procedimento, acompanhado pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos (CIHDOTT) do Hospital Estadual de Santa Helena de Goiás.

A equipe do Herso é constantemente treinada sobre quando e como o protocolo de morte encefálica deve ser adotado, além do cuidado e da humanização que devem envolver a abordagem e entrevista familiar, com acolhimento e conscientização.

Compartilhe esta notícia, escolha sua plataforma!

Outras notícias