Palestras trataram de temas como prevenção e diagnóstico da sepse e de segurança do paciente

O Hospital Estadual de Santa Helena de Goiás Dr. Albanir Faleiros Machado (Herso) realizou, ao longo desta semana, palestras de capacitação para os colaboradores, a fim de aprimorar os conhecimentos das equipes assistenciais e, consequentemente, o atendimento prestado à população.

No Dia Mundial da Sepse, celebrado em 13 de setembro, os médicos Plínio Torres Braga Netto e Luan Lemes ministraram webinar com o tema “Importância da Identificação Precoce da Sepse em Serviços de Saúde”. O evento foi promovido com o apoio do Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (SCIRAS) do hospital.

Os profissionais abordaram a triagem e a avaliação de pacientes com sepse, as formas de observação e os sintomas, além da importância do diagnóstico precoce, o que garante mais chances de reabilitação e retorno das atividades normais. Seguir os protocolos e as boas práticas definidas pelo serviço de saúde também é fundamental na prevenção, como redução de procedimentos invasivos e uso racional de antibióticos.

Já para celebrar o Dia Mundial de Segurança do Paciente, comemorado em 17 de setembro, o Herso promoveu palestras nos dias 14 e 15 de setembro, no auditório da unidade, para reforçar os objetivos do Desafio Global de Segurança do Paciente – Medicação sem Danos, lançado pela Organização Mundial da Saúdes (OMS) em 2017. Segundo a supervisora do Núcleo de Segurança do Paciente, Lidiane Vieira, devem ser adotados cuidados especiais no armazenamento, prescrição e administração dos medicamentos, já que os erros ocorridos nessas áreas são as principais causas de danos evitáveis nos cuidados em saúde.

Lidiane afirma que essas ocorrências podem resultar em danos graves ao paciente, como incapacidade e, em alguns casos, chegam a ser fatais e, por isso, é necessário adotar uma abordagem sistêmica e promover práticas seguras de medicação. O evento foi conduzido pela enfermeira Lidianne Damasceno.

Compartilhe esta notícia, escolha sua plataforma!

Outras notícias