Pacientes, acompanhantes e funcionários receberam orientações sobre cuidados que devem ser tomados, como a realização de consultas e exames regularmente

Cuidados com a saúde do homem foram tema de palestra na recepção do Hospital Estadual de Santa Helena de Goiás Dr Albanir Faleiros Machado (Herso) nesta quarta-feira (16). A abordagem do assunto faz parte da campanha Novembro Azul que, anualmente, busca conscientizar o público masculino sobre a importância do acompanhamento médico regular, com destaque para a realização de exames periódicos para prevenção do câncer de próstata.

O enfermeiro William Vieira ministrou a palestra e destacou que não há razão para preconceito em relação ao exame do toque, realizado pelo urologista e importante para detectar alterações na próstata. Por meio dele, é possível constatar se a glândula está aumentada em função da multiplicação desordenada de células, o que pode ser sinal de alerta.

“Somos novos homens e devemos nos tratar e prevenir as doenças. Isso não é vergonha. Vergonha é não se cuidar e deixar o preconceito fazer mal a nós mesmos”, salientou o palestrante.

Busca por atendimento é menor entre homens

Dados do Ministério da Saúde mostram que os homens vão menos ao médico do que as mulheres. No primeiro semestre deste ano, em todo o país, foram realizadas 1,2 milhão de consultas ginecológicas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), contra apenas 200 mil atendimentos urológicos com pacientes do sexo masculino.

Segundo William, essa postura precisa ser modificada, já que as consultas periódicas são fundamentais para descobrir o câncer de próstata na fase inicial, quando não costuma apresentar sintomas, mas há mais chances de cura. “Quando os sinais aparecem, a doença já está em estágio mais avançado. Entre eles, dor ao urinar, urina em pequenas quantidades e presença de sangue na urina ou no sêmen. Por isso, a partir dos 45 anos, homens devem realizar o exame anualmente, a fim de diagnosticar possíveis ocorrências logo no início”, ressaltou.

O profissional relembrou que, além de fatores genéticos, tabagismo, consumo excessivo de bebidas alcoólicas e de alimentos industrializados, obesidade e sedentarismo podem ser fatores de risco para a ocorrência do câncer de próstata.

Donizete Inácio da Silva, de 51 anos, aguardava uma consulta de retorno no Herso, depois de precisar amputar um dos dedos em decorrência da diabete. “Isso que aconteceu comigo foi pela falta de cuidado. Minha família insistia para eu ir ao médico, mas eu não queria. Mas hoje estou melhor e mais consciente. Essa palestra é muito importante porque nós, homens, não nos prevenimos. Só abrimos os olhos quando acontece algo com a gente. Não podemos ser ignorantes, esse exame é bom para a nossa saúde”, opinou.

Compartilhe esta notícia, escolha sua plataforma!

Outras notícias