Em tradução ao inglês: Reuniões de Segurança, tem pelo objetivo promover a comunicação efetiva entre os colaboradores assistências e não assistências na progressão ao atendimento de qualidade ao paciente. 

O Hospital Estadual de Santa Helena de Goiás Dr. Albanir Faleiros Machado (HERSO), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, através da Diretoria Assistêncial e Multiprofissional da unidade implantou o método Safety Huddles, em tradução do inglês: Reuniões de Segurança.

Implantada visando a promoção da excelência na comunicação efetiva entre profissionais, objetivando a melhoria contínua nos processos internos, principalmente as que envolvem a internação do paciente.

Através de encontros diários no início de turno, são discutidos pontos específicos afim de maximizar uma cultura de segurança e garantir ao paciente um atendimento de qualidade.

Fomentar a cultura de segurança é essencial para reduzir danos e alcançar uma assistência de qualidade nas organizações de saúde. Equipes que se envolvem em Safety Huddles demonstram melhorias no trabalho em equipe e multidisciplinaridade. Através de uma conscientização coletiva da situação atual, os Safety Huddles promovem uma cultura de segurança que, por sua vez, reduz o potencial de causar danos evitáveis. Fonte: Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde, 2022.

Assim, o Safety Huddles diário no HERSO é baseado nas metas internacionais de segurança do paciente, ponto prioritário na unidade.

Compartilhe esta notícia, escolha sua plataforma!

Outras notícias