No procedimento, rins, fígado e córneas foram retirados para beneficiar pacientes em Goiás e Brasília.
 
 
 
 
O Hospital Estadual de Santa Helena de Goiás Dr. Albanir Faleiros Machado (Herso), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, realizou a primeira captação múltipla de órgãos de 2023 nesta quarta-feira (19), após constatação de morte encefálica e autorização dos familiares de um senhor de 49 anos.
 
Com apoio do avião da Força Aérea Brasileira (FAB), o fígado foi transportado para o Distrito Federal e os demais órgãos foram para pacientes de Goiás, atendendo os que aguardam na fila de transplantes e que possuem compatibilidade para o recebimento da doação.
 
Ao todo, cerca de 10 profissionais, entre colaboradores do Herso e da Organização de Procura de Órgãos do Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) e da Fundação Banco de Olhos de Goiás (FUBOG) para a retirada dos respectivos órgãos que foram os pacientes de Goiás, já a captação do Fígado foi por uma equipe de Brasilia, acompanhado pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e tecidos (CIHDOTT) do Hospital Estadual de Santa Helena de Goiás que que estiveram envolvidos antes, durante e após o procedimento.
 
A equipe do Herso é constantemente treinada sobre quando e como o protocolo de morte encefálica deve ser adotado, além do cuidado e da humanização que devem envolver a abordagem e entrevista familiar, com acolhimento e conscientização.
 
 
 
Texto: Nathan Cruz
Imagem: Nathan Cruz

Compartilhe esta notícia, escolha sua plataforma!

Outras notícias