O Hospital Estadual de Santa Helena de Goiás Dr. Albanir Faleiros Machado (Herso), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), realizou no dia 23 deste mês uma captação de órgãos na unidade.
 
Com trabalho em conjunto a Órganização de Procura de Órgãos (OPO) e a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do Herso, foi possível executar com qualidade esse importante ato de amor.
 
Ao todo, cerca de 10profissionais, entre colaboradores do Herso e da OPO do Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) foram alancados para a retirada dos respectivos órgãos que foram os pacientes do Distrito Federal (DF) e Rio Grande do Sul (RS).
 
O paciente que foi admitido com Acidente Vascular Cerebral Isquêmico, teve sua morte encefálica constatada e com o gesto de altruísmo da família, foi possível a captação do Fígado que foi encaminhada para o Distrito Federal e os Rins para o Rio Grande do Sul, beneficiam duas famílias diferentes que aguardavam na fila de espera de transplantes. 
 
A equipe do Herso é constantemente treinada sobre quando e como o protocolo de morte encefálica deve ser adotado, além do cuidado e da humanização que devem envolver a abordagem e entrevista familiar, com acolhimento e conscientização.
 
 
 

Nathan Gabriel Cruz (texto e foto)/IPGSE

 

Compartilhe esta notícia, escolha sua plataforma!

Outras notícias