A entrevista no quadro “Olho no Olho” da TV Sucesso de Rio Verde, teve o objetivo de promover a divulgação do Setembro Verde, mês de conscientização a Doação de Órgãos e explicar sobre os trâmites de como funciona o processo de identificação de possível doador até a ponta onde o órgão é transplantado.
O Hospital Estadual de Santa Helena de Goiás Dr. Albanir Faleiros Machado (HERSO), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, através de sua Comissão Intra-Hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) participou do quadro “Olho no Olho” da TV Sucesso, Rio Verde.
O momento de conversa promoveu a repostas de questões que cercam a Doação de Órgãos, seus tramitês e critérios. O Herso é hoje referência regional na captação e em parceria a Organizações de Procura de Órgãos (OPO) e outras entidades que alinham o seu apoio para alcançar o mesmo propósito que é fomentar a conscientização da população referente ao tema de Doação de Órgãos, visando o setembro verde que é o mês onde os órgãos estaduais realizam ações voltadas para essa causa.
O Coordenador de Enfermagem das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e Pronto Socorro do HERSO, Rafael Pereira foi o convidado para representar a CIHDOTT, na qual também é presidente para informar a relevância de comunicar a decisão de ser doador entre a própria família e enfatizar que uma doação pode salvar até dez vidas que estão na lista de espera por um transplante.
Nathan Gabriel Cruz (texto e foto)/IPGSE