O Instituto de Planejamento e Gestão de Serviços Especializados (IPGSE), entidade responsável pela gestão do Hospital Estadual de Santa Helena de Goiás Dr. Albanir Faleiros Machado (HERSO), esclarece sobre a falha ocorrida no aparelho de tomografia nas instalações do hospital, sendo importante destacar que, desde sua fundação, o HERSO tem mantido um compromisso inabalável com a prestação de serviços de saúde com excelência à comunidade. Tal falha no tomógrafo é uma situação pontual e imprevisível a qual está sendo tratada com a urgência e responsabilidade que o caso requer. A unidade dispõe um aparelho que atende toda sua demanda de exames internos e externos. A empresa fabricante SIEMENS foi acionada de forma imediata para manutenção corretiva do equipamento, mediante a visita do técnico foi diagnosticado e detectado falha grave em componentes vitais para o funcionamento do aparelho, confirmando a necessidade de uma assistência técnica altamente especializada. Já foi solicitado reparo e substituição das referidas peças, porém alguns itens não estão disponíveis a pronta entrega, ressaltarmos que o fabricante está conduzindo o caso de forma emergencial para que Tomógrafo entre em funcionamento o quanto antes.

Além disso, é importante ressaltar que, durante este período de interrupção no funcionamento do tomógrafo, todos os pacientes que demandaram exames de tomografia computadorizada foram encaminhados ao Hospital Materno Infantil Augusta Bastos, localizado em Rio Verde – GO. A fim de garantir um transporte seguro as remoções de pacientes críticos estão sendo realizadas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) através da Unidade de Suporte Avançado (USA). Como plano de contingência a nossa primeira opção seria a utilização do aparelho do Município de Santa Helena, que infelizmente e coincidentemente também não está funcionando. Essa ação permitiu que os procedimentos fossem realizados de forma oportuna e adequada, para assegurar continuidade no tratamento dos pacientes.

Reiteramos nosso compromisso com a qualidade e a eficiência dos serviços de saúde oferecidos à população. Estamos empenhados em resolver prontamente este imprevisto e continuar proporcionando assistência com excelência a todos os nossos pacientes.

Nathan Gabriel Cruz (texto e foto)/IPGSE

 

Compartilhe esta notícia, escolha sua plataforma!

Outras notícias