Atividades de caráter educativo buscam aprimorar qualidade do atendimento

Por: Myla Alves

A Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu o dia 17 de setembro como o Dia Mundial de Segurança do Paciente, a fim de conscientizar equipes assistenciais sobre a importância de prevenir e reduzir ocorrências e incidentes nos serviços de saúde. O Hospital Estadual de Santa Helena de Goiás Dr. Albanir Faleiros Machado (Herso) realizou uma série de dinâmicas de caráter educativo entre os dias 15 e 17 de setembro, a fim de abranger colaboradores de todos os plantões da unidade.

Entre as ações, foi realizado um quiz de perguntas e respostas, além de um jogo com um dado, relacionado às seis metas internacionais do tema. A disseminação de conhecimento sobre Segurança do Paciente busca promover prescrições corretas de medicações, redução de quedas e lesões por pressão, prevenção de infecções, higienização das mãos e realização de cirurgias seguras no âmbito hospitalar, entre outros.

O Herso é, desde 2014, acreditado pela Organização Nacional de Acreditação, que concedeu à unidade o selo ONA 1 pela qualidade e eficiência dos serviços oferecidos. A instituição estabelece que as unidades acreditadas tenham um plano para garantir a segurança dos procedimentos e a implementação das seis metas internacionais, segundo a coordenadora do Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (SCIRAS), Juliana Dias.

“Fizemos essas atividades para que possamos avaliar os processos, como estão funcionando, como os riscos estão sendo gerenciados e as prevenções estão sendo feitas. Estamos trabalhando as seis metas e ressaltando-as para os profissionais, para que continuem aplicando essa metodologia no dia a dia de trabalho”.

Confira as seis metas internacionais de segurança do paciente:

1) Identificação correta do paciente
2) Comunicação efetiva
3) Medicação segura
4) Cirurgia segura
5) Higienização das mãos
6) Prevenção de quedas e lesões por pressão.

Compartilhe esta notícia, escolha sua plataforma!

Outras notícias