No procedimento, rins e coração foram retirados para beneficiar pacientes em Goiás e Brasília
O Hospital Estadual de Santa Helena de Goiás Dr. Albanir Faleiros Machado (Herso) realizou, neste fim de semana, mais uma captação de órgãos. O procedimento ocorreu após a constatação da morte encefálica de um paciente de 39 anos do sexo masculino e da autorização da família.
Foram captados rins e coração, destinados para pacientes que aguardavam na fila de espera em Goiás e Brasília. Ao todo, 15 profissionais participaram da cirurgia de retirada dos órgãos, entre equipes do Herso e da Organização de Procura de Órgãos do Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (OPO Hugol).
O procedimento teve mais de cinco horas de duração e os órgãos foram transportados com o apoio de uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) e do Aeródromo de Santa Helena de Goiás.
O presidente da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos (CIHDOTT) do Herso, Rafael Pereira, destaca a importância dos familiares nesse processo, uma vez que, sendo favoráveis, são eles que autorizam a doação e, mesmo diante de um momento difícil, podem contribuir para salvar a vida de várias pessoas.
“Gostaríamos de deixar a nossa gratidão aos familiares que foram favoráveis à doação de órgãos e tecidos. Sabemos que não é fácil receber a notícia da perda de um ente querido, esse é um momento muito particular. Mas o acolhimento e apoio por parte da equipe fazem toda a diferença. Ajudamos os familiares a entender que, diante desse ato de altruísmo, é possível ajudar muitas pessoas que aguardam na fila de transplantes”, explicou.
Fonte: Myla Alves